terça-feira, 29 de maio de 2012

Comentário sobre a sessão 
"EntreRedes - As redes sociais... entre nós, os outros e o futuro"




Na sessão realizada no passado dia 21, as professoras Fernanda Ladesma e Teresa Marques confrontaram os alunos da ESE com inúmeras questões relacionadas com as redes sociais. 
A nível pessoal, as que mais me chamaram à atenção e, consequentemente, me conduziram a uma breve reflexão foram as seguintes:
-Várias utilizações das redes sociais - uso pessoal e profissional;
-Vantagens, desvantagens e riscos da utilização das mesmas;
-O que devemos partilhar com os outros?;
-Privacidade nas redes sociais - possível ou impossível?;

De um modo geral, a sessão foi muito interessante e focou problemáticas relevantes cujas quais, tanto a nível pessoal como profissional, ainda não tinham sido abordadas e refletidas. A alerta para os perigos e consequências (negativas ou positivas) nunca são em demasia uma vez que, ainda, são inúmeros os utilizadores que não pensam nas mesmas. Há que ponderar sobre quais os conteúdos que devemos partilhar e se estes, futuramente, nos serão úteis ou prejudiciais. 
Na sessão, foram também apresentadas algumas ferramentas da web 2.0 que, até então, me eram desconhecidas. Estas são bastante úteis para utilização futura, nomeadamente, para utilização académica no âmbito da unidade curricular de Tecnologias e Comunicação. 
Por último, penso que a sessão teria enriquecido caso, para além das duas convidadas e utilizadoras assíduas das redes sociais presentes, estivesse também um elemento que fosse contra estas redes de partilha e divulgação de conteúdos.





Sem comentários:

Enviar um comentário