sábado, 26 de maio de 2012

Frequentar ou não o ensino superior? Como superar as dificuldades que irão surgir? Como gerir o tempo, o dinheiro, as saudades, a distância? Como aguentar a pressão? Como é ser estudante do ensino superior em época de crise? Este foi um tema sobre o qual trabalhei ultimamente.
São cada vez mais os candidatos ao ensino superior, cada vez mais os que entram e, infelizmente, cada vez mais os que desistem e, por isso, não terminam o seu percurso académico.
Esta crise de que tanto ouvimos falar tem condicionado o futuro dos jovens, a aposta na educação, o desenvolvimento de capacidades, a aquisição de novos conhecimentos.... Até quando é que isto irá continuar assim? Até quando os nossos sonhos terão de ficar pendentes? Desde quando o investimento na nossa formação deixou de ser uma prioridade? E por culpa de quem? 
Esta é sem dúvida uma realidade que me preocupa bastante e, resta-me perguntar, até quando terei possibilidades para continuar a estudar?


Aqui está uma excelente reportagem da SIC que retrata a vida de alguns jovens que, devido a razões de força maior, tiveram de abdicar da sua educação.



Sem comentários:

Enviar um comentário